© 2019 por Grupo Play Mídia. Todos os direitos reservados.

Buscar
  • Leslie Araujo

Dia da Mulher | Quem são as Top 5 Super-Heroínas

Nesta semana comemoramos o Dia Mundial da Mulher (8 de Março), por isso fizemos uma homenagem às Heroínas mais importantes, aquelas que ajudaram a construir a representatividade do gênero feminino no mundo Nerd. A seguir você vai conhecer as cinco maiores Heroínas da história e entender um pouco de suas trajetórias e habilidades.


1- Mulher Maravilha

Quando falamos de empoderamento feminino a primeira mulher que vem a cabeça é a Mulher Maravilha, pois, ela representa a força feminina e é uma das mais poderosas defensoras da paz e da igualdade. Integrante da Liga da Justiça, essa super- heroína ganhou notoriedade e contudo seus próprios filmes, o mais recente interpretado brilhantemente por Gal Gadot, atriz israelense. Criada em 1941 é uma das personagens mais antigas da DC e até hoje são publicadas novas HQ’s sobre a super-heroína.

A Mulher-Maravilha é a Princesa das Amazonas, um grupo de mulheres que vivia livre de qualquer tipo de influência por parte dos homens na Ilha Paraíso (que mais tarde foi rebatizada de Themyscira). A sua mãe, a Rainha Hipólita a criou a partir do barro, sendo que os Deuses Gregos a abençoaram com o dom da vida, a tornando assim na primeira Amazona que não foi concebida por um homem.

Diana cresceu junto das outras Amazonas, que lhe ensinaram tudo sobre a paz e o amor e a treinaram para que se tornasse uma excelente guerreira, tornando-a em um ícone na luta de igualdade entre as mulheres, pois suas habilidades mesmo que tão poderosas, contrastam com um gênio doce e gentil, representando perfeitamente as mulheres dos dias atuais.

2 - Hermione Granger

À quem diga que a bruxinha não é uma Super-Heroína, mas convenhamos, Harry Potter não teria durado um único livro se não fosse por Hermione Granger. Nascida em 19 de setembro de 1979, foi uma bruxa nascida-trouxa é a filha única dos trouxas Sr. e Sra. Granger, ambos dentistas em Londres.

Hermione descobriu, aos onze anos, que era uma bruxa e que fora aceita na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com sua inteligência e habilidade ela aprendeu muito mais feitiços que seus colegas e desvendou sozinha a maioria dos mistérios de Hogwarts. Como se não bastasse, ela lutou pela liberdade dos elfos domésticos e protegeu Harry contra os Comensais da Morte enquanto eles procuravam as Relíquias.

A bruxinha é mais um ícone nerd que inspira meninas e mulheres do mundo inteiro a sentirem-se inteligentes e corajosas.

3 - Princesa Leia

Imortalizada em Star Wars por Carrie Fisher a Princesa Leia foi uma das grandes líderes da Aliança. Leia é uma das heroínas da Galáxia, filha de Padmé Amidala e Anakin Skywalker, um jedi que sucumbiu ao lado negro da Força e se transformou no vilão Darth Vader. A Princesa foi adotada em segredo por Bail Organa para que fosse protegida das Forças Sombrias do Império Sith e ainda jovem, Leia se uniu à Aliança Rebelde, na luta contra o Império Galáctico.

Após muitas missões ela se casa com o piloto Han Solo com quem teve três filhos e passou a se chamar Leia Organa Solo. A Princesa Leia entrou para o imaginário dos fãs e virou símbolo da cultura pop após aparecer em cenas vestidas com um biquíni dourado, quando atuou como escrava acorrentada de Jabba, no filme O Retorno de Jedi.

A Princesa Leia foi facilmente interpretada como um ícone na luta de igualdade entre gêneros pois quando Uma Nova Esperança chegou aos cinemas, em 1977, não era comum ver uma mulher tirar a arma de um homem e defender a si e a seus companheiros. Naquele tempo, as mulheres eram tratadas como um complemento dos homens, passivas e incapazes de se protegerem ou realizar grandes feitos sozinhas.

4 - Víuva-Negra

Natasha Romanova nasceu na Rússia em meados da Segunda Guerra Mundial e atualmente está bastante associada aos Vingadores graças aos filmes da Marvel, contudo, nem sempre as coisas foram assim, Viúva Negra já foi uma vilã como conta as HQ’s.

Sua história se inicia durante a Batalha de Stalingrado, quando o prédio em que a bebê Natasha e sua mãe estavam pegou fogo. Para salvar sua filha, a mãe joga Natasha pela janela em um soldado russo, este a criou como filha adotiva e a submeteu a treinamentos de combate junto com outras 28 jovens garotas órfãs. As garotas eram psico e biologicamente alteradas com soros que estendia a expectativa de vida e as tornavam inférteis, pois os comandantes da Sala Vermelha viam a gravidez como uma fraqueza a ser eliminada.

Durante seu treinamento na Sala Vermelha, Natasha se tornou a melhor agente da turma e foi condecorada com o título de Viúva Negra. Após sofrer uma lavagem cerebral a Viúva Negra estava pronta para uma nova missão; destruir os Vingadores. Mas é derrotada pelo o grupo de super-heróis e com a ajuda do Gavião Arqueiro, conseguem acabar com os efeitos da lavagem cerebral, iniciando sua jornada como boa moça prestando serviços aos Vingadores.

Houveram muitas críticas quando a Viúva Negra foi diminuída a uma mulher que não pode ter filhos em A Era de Ultron. O homem responsável por dar vida à personagem no filme não foi capaz de entregar a representatividade desejada pelas mulheres atualmente, e é aí que entra a grande importância da Viúva Negra no feminismo, o filme solo da espiã será o primeiro dirigido por uma mulher.

5 - Capitã Marvel

Carol Danvers nasceu humana mas se tornou uma híbrida Kree quando foi atingida pela explosão de uma nave alienígena, Carol viu sua fisiologia e DNA mudar por causa da exposição à radiação.

Graças a este acidente, Danvers ganhou superpoderes como: força, resistência à toxinas, indestrutibilidade, voo, habilidades psíquicas, absorção e manipulação de energia, entre outros.

A história da Capitã Marvel se aproxima ainda mais do movimento feminista, uma nova Carol Danvers surgiu em 2012 com a mudança de escritor para escritora. A personagem por anos viveu à sombra do personagem masculino que deu seus poderes (Mar-Vell). Por isso também respondia pela alcunha de Ms.Marvel e seguia o visual do personagem masculino adaptado. Nas novas HQ’s e no filme que será lançado agora ela assume o codinome de Capitã Marvel e automaticamente apresenta uma imagem de mulher livre e poderosa.

8 visualizações